MENSAGEM DO CEO E CFO

MENSAGEM DO CEO

O ano de 2016 marcou o início de uma nova Era para a Beraca. Afinal, pela primeira vez em nossa trajetória, estabelecemos uma parceria como a que temos com a Clariant, fato que, na prática, traduziu-se em muitas transformações. Do novo escritório às definições tomadas para o nosso plano de cinco anos, tudo serviu como fonte de aprendizado. E graças à energia empreendida na convergência de crenças, valores e modelos de negócio – tão necessária para uma joint venture ser bem-sucedida –, pudemos reforçar o que nos torna únicos ao mesmo tempo em que abrimos espaço para o novo. Em outras palavras, os propósitos que originaram a Beraca se mantiveram e, agora, estão entrando em harmonia com as melhores práticas do mercado global em áreas como Pesquisa & Desenvolvimento.

Refletir e identificar fragilidades é o primeiro – e talvez o mais corajoso – passo para quem quer extrapolar seus limites. E posso dizer que nós fizemos muito bem essa lição de casa ao longo dos últimos três anos. Quebramos inúmeros paradigmas enquanto lapidávamos o nosso posicionamento em prol da sustentabilidade em todas as etapas da cadeia produtiva de ingredientes naturais. Dialogamos exaustivamente com nosso novo parceiro para construirmos, juntos, uma visão de futuro que valorizasse nosso passado.

Agora, que estamos na metade do primeiro ciclo do nosso planejamento, podemos contemplar os primeiros frutos da parceria. Decisões tomadas entre 2016, 2017 e 2018 – período contemplado por esse relatório – permitiram mantermos uma curva de crescimento expressiva e, também, aprimorarmos o Programa de Valorização da Sociobiodiversidade®, que rege todas as nossas atividades com as comunidades agroextrativistas. Mais do que isso: impulsionamos a nossa capacidade de inovar e cocriar soluções com os clientes.

Escrever as próximas páginas da nossa história exigirá muita energia e capacidade de lidar com desafios. Temos uma meta realmente agressiva de expansão nos mercados nacional e internacional e só a atingiremos se dermos continuidade à renovação de nosso mindset e de nossas práticas. Mais do que isso: temos que encontrar novas fontes de receita que sejam compatíveis com nosso DNA corporativo e alinhado à contemporaneidade.

Para encerrar, registro que esse relatório é a fotografia de um dos mais importantes momentos de amadurecimento do nosso negócio, uma conquista possível apenas por termos pessoas que apostam no jeito de ser da Beraca. E é exatamente por isso que deixo aqui, a todos, o meu muito obrigado!

Daniel Sabará | CEO da Beraca e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Beraca

MENSAGEM DO CFO

Em um cenário marcado pelo acelerado ritmo das transformações e incremento de sua complexidade, os desafios de gerir um negócio aumentam e, consequentemente, a satisfação na obtenção de bons resultados passa a ser exponencial.

O sucesso da Beraca está na arte de gerirmos a complexidade e as transformações de maneira empreendedora e fiel aos princípios que fundaram nossa companhia, sempre orientados à sustentabilidade e à inovação, mantendo altos padrões de qualidade em nossos produtos e processos.

O resultado de nossos esforços não se reflete somente nas boas relações com as comunidades, colaboradores, clientes e fornecedores; mas, também, na alta taxa de crescimento de nossas vendas. Afinal, estamos falando de aproximadamente 40% entre 2016 e 2018 – ou seja, um CAGR (Compound Annual Growth Rate) de 18% para este mesmo período, com aumento expressivo de nossa lucratividade.

Esperamos a continuidade deste crescimento acelerado nos próximos anos e estamos preparados para isso, apostando em investimentos na diversificação de nosso portfólio de produtos naturais, além da intensificação da parceria com a Clariant.

Reforçamos sistematicamente o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, aumentando, por exemplo, em 40% os investimentos no Programa de Valorização da Sociobiodiversidade®. Mais do que isso: para nos mantermos na vanguarda da criação e manutenção de cadeias sustentáveis, impulsionamos as atividades do Instituto Beraca.

Trago comigo o lema “Orgulho de ser Beraca” com a alegria de integrar este time engajado e cheio de propósito! Seguramente, os desafios que enfrentaremos serão muito menores do que a paixão que nos inspira e nos motiva diariamente. Agradeço àqueles que acreditam no valor de nossa missão e convido a todos para uma prazerosa leitura de nosso relatório de sustentabilidade.

Raphael Lopes | CFO da Beraca